Participe dos Mini-Cursos



INSCRIÇÕES ENCERRADAS !!!


Relação dos minicursos


Minicurso 1.  Cancelamento do mini-curso 1- Solicitamos as pessoas que se inscreveram no mini-curso 1que faça a escolha de outro mini-curso.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Minicurso 2.   Norbert Elias e a Educação


VAGAS ESGOTADAS
Prof. Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues – Dept. de Sociologia e Ciência Política -UFMT
Auditório 01
Data:  22 e  23/05/2012 – 08:00 às 11:30 h
Numero de vagas: 30
Uma breve introdução ao pensamento de Norbert Elias e as possibilidades de aplicação dos seus conceitos a análise da educação. Aborda o processo de civilização, as boas maneiras e etiquetas. Trata da relação entre o livro, a leitura e a civilidade, além de enfatizar aspectos relacionados ao processo de internalização de constrangimentos, aprendizagem de normas e regras de convivência social e o jogo (e os esportes em geral) como instrumentos pedagógicos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Minicurso 3. O ensino de filosofia e a significação criativa do jovem estudante: possibilidades formativas a partir dos documentos oficiais do Estado.
Prof. Msc. Livio dos Santos Wogel – IFMT- Campus São Vicente
Auditório 02
Data:  22 e  23/05/2012 – 08:00 às 11:30 h
Número de vagas: 30

A significação de si mesmo e do mundo como contribuição formativa da Filosofia e das Ciências Humanas e Sociais; Os documentos oficiais: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Orientações Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Minicurso 4.  O uso das imagens como recurso para discutir a ocupação do espaço de mato grosso: migrantes e imigrantes nos séculos XIX e XX


VAGAS ESGOTADAS
Profª. Dr. Cristiane Thais do Amaral Cerzósimo Gomes e Prof. Msc. João Antônio Botelho Lucídio – Depto. de História - UFMT
Sala 13
Data:  22 e  23/05/2012 – 08:00 às 11:30 h
Número de vagas: 30

O mini-curso proposto convida os alunos a perceberem a ocupação do espaço Mato Grosso a partir dos olhares de vários fotógrafos e das memórias eternizadas a partir da fotografia de homens e mulheres partícipes daquele processo.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Minicurso 5.  Ensino de História: da sala escura à sala de aula.
Prof. Ms. José Amilcar Bertholini- UFMT
VAGAS ESGOTADAS
Sala 15
Data: 23 e 24/05/ 2012 - 08:00 às 11:30 h

Número de vagas: 30  

O mini-curso tem por objetivo analisar por uma perspectiva histórica as relações existentes entre o cinema, a história e o ensino de história. Dividiremos o mini-curso em três partes: na primeira apresentaremos os fundamentos teóricos da história do cinema, analisando como a historiografia tem se comportado diante desse tipo de documento; no momento seguinte, será discutida a metodologia de análise fílmica, apresentando alguns documentos históricos e formas de extrair a história dessas fontes; por último será destacada a relação entre cinema e o ensino de história, onde discutiremos como esse tipo de documento pode ser incorporado ao processo de transmissão do conhecimento, dialogando com outras disciplina.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Minicurso 6. Para uma antropologia da música. Cosmologias e alteridades na música ameríndia das terras baixas da América do Sul
Profª. Drª. Sonia Regina Lourenço –  Depto. de  Antropologia - UFMT
Sala 16
Data: 23 e 24/05/ 2012 - 08:00 às 11:30 h

Número de vagas: 30

Antropologia da música e outras formas de constituição da música como objeto de estudo antropológico. Música como código sócio-cultural. Etnografias musicais indígenas.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Minicurso 7. Amazônia na Interpretação de Euclides da Cunha 
Profª. Drª. Sirlei Aparecida Silveira   -  Depto. de Sociologia - UFMT
Sala 17
Data: 23 e 24/05/ 2012 - 08:00 às 11:30 h

Numero de vagas: 30

O presente minicurso visa debater as interpretações formuladas por Euclides da Cunha sobre a Amazônia, expressas nos ensaios, crônicas, correspondências e relatórios de viagens produzidos pelo escritor, a partir de suas incursões pela região, na primeira década do século XX.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Minicurso 8.  construção social das sexualidades nas Ciências Humanas e Sociais


VAGAS ESGOTADAS
Prof. Dr. Moisés Lopes e  Prof. Dr. Flávio Tarnovski – Depto. De Antropologia - UFMT

Sala 19
Data: 23 e 24/05/ 2012 - 08:00 às 11:30 h

Número de alunos: 30 
O presente minicurso abordará os vários sentidos atribuídos às sexualidades a partir de análises desenvolvidas por diversas estudiosas/os das Ciências Humanas e Sociais, possibilitando assim uma reflexão sobre os diversos enfoques que envolvem/envolveram a produção do conhecimento neste campo de estudos. Partindo desta perspectiva, o objetivo principal é introduzir a discussão sobre as sexualidades como um dos princípios que fundamentam a compreensão do mundo social na medida em que marcam distinções entre sujeitos e entre identidades pessoais e coletivas. Esta reflexão será realizada a partir de algumas formulações teóricas e metodológicas e textos emblemáticos que fundamentaram a construção deste campo de pesquisa.


---------------------------------------------------------------------------------------------


Minicurso 9:  Música popular na análise geográfica
Profa. Dra. Sônia Regina Romancini - Departamento de Geografia - UFMT e Edenilson Dutra de Moura - aluno do Curso Bacharelado em Geografia - UFMT

Sala 09
 Data: 22 e 23/05/2012 – 08:00 às 11:30 h
 Número de vagas: 40
 O minicurso colocará em discussão a importância da música popular como uma área de investigação geográfica. Abordará a interface entre geografia e música popular, focalizando as contribuições dessa investigação para o conhecimento cultural e social. Serão 08 horas presenciais com leitura extraclasse

5 comentários:

  1. como fazer as inscrição para o mini curso? quando começa? e na onde posso me inscrever?

    ResponderExcluir
  2. Juliana acesso o link inscrições bem no topo da página, copie a ficha de inscrição, preencha e acrescente o GT e /ou minicurso que deseja participar.

    ResponderExcluir
  3. No 1° dia as atividades começam a que horas? Credenciamento ? Quem não vai apresentar trabalho ou participar de oficina, mas somente de mini curso precisa vir à tarde para receber o certificado?

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber quais são os pofessores que compõe o comite científico do GT de Avaliação e Currílo?
    Obrigada...

    ResponderExcluir
  5. A comissão científica do evento, composta por um conjunto de professores do ICHS. Em breve colocaremos no blog essa relação.

    ResponderExcluir