Programação
do I Seminário das Licencituars do ICHS
GT 1 –
ESTÁGIOS/EXTENSÃO NAS LICENCIATURAS
COORD. Prof. Rodrigo Marcos de Jesus
LOCAL: Sala 01 ICHS
Data
|
Título do trabalho
|
Autores
|
Tipo de trabalho
|
22/05/2012
Terça-feira
14:00-17:00h
|
O
que fazer do professor de História: dilemas entre teoria, metodologia,
didática e a prática
|
Clauderize
Karla de OliveiraMagalhães
|
Comunicação
Oral
|
A licenciatura
no curso de Geografia na UNEMAT: conflitos e desafios
|
Marco Antonio Pagel
Ronaldo José Neves
|
Comunicação
Oral
|
|
Ensino
de História: o uso de imagems na web
2.0
|
Ana Paula de Oliveira Lopes
Aldina
Cássia Silva Fernandes
|
Relato de Experiência
|
|
Por que se faz
ciência?
|
Marfa Magali Roehrs
Gisele
Cristina Balbo
Marcelo Franco Leão
|
Relato de Experiência
|
|
23/05/2012
Quarta-feira
14:00-17:00h
|
A
ludicidade no Ensino da Geografia no 6ºano do Ensino Fundamental
|
Cristiane
Aparecida Pereira Batista
|
Relato de Experiência
|
Reflexão sobre
a experiência de Estágio Supervisionado no curso de licenciatura em
História-UFMT/CUR
|
Leidiane Gomes de Souza
|
Relato de Experiência
|
|
24/05/2012
Quinta-feira
14:00-17:00h
|
A escola e a importância
da pesquisa na construção do conhecimento: grupo de pesquisa da Escola
Estadual Ana Néri
|
Denise
Peralta Lemes
Viviane
Cristina Ferreira
|
Relato de Experiência
|
Preocupações nas escolas
públicas
|
Mariselma
Lopes Fonseca Amorim
|
Relato de experiência
|
|
Mudança de paradigma do papel do coordenador
pedagógico
|
Marilene Conceição
Surubim Leite
|
Relato de Experiência
|
LOCAL: Sala 04 ICHS
Data
|
Título do trabalho
|
Autores
|
Tipo de trabalho
|
22/05/2012
Terça-feira
14:00-17:00h
|
Processo maiêutico como metodologia
filosófica no ensino médio.
|
Leonardo Santos Sousa
|
Comunicação oral
|
Aprendendo a ser professor: elaboração de aulas com
uso de mapas conceituais
|
Aparecida Edneia da Silva; Ananda Cristina
O.Miranda; Letícia Rosa de Almeida Leite
|
Comunicação oral
|
|
Aulas de língua portuguesa e literaturas no Ensino
Técnico : escolhas metodológicas
|
Raimone Fagundes
|
Relato de
Experiência
|
|
Michel
De Certeau e Paulo Freire: possibilidades para o ensino de História na
EJA
|
Aparecido Borges da Silva
|
Comunicação oral
|
|
Novas fontes nas aulas de
História, desafios e proposições: o caso da música
|
Nathália da Costa Amedi
|
Comunicação oral
|
|
Cinema, História e Narrativa: um estudo da Guerra do Brasil (BRASIL, 1987, SYLVIO
BACK)
|
Marcela Irian Angélica Machado Marinho
|
||
23/05/2012
Quarta-feira
14:00-17:00h
|
Aprendizagem docente e produção de materiais
didáticos
|
Jenifer da Silva Gavilan; Ananda Cristina O.
Miranda; Aparecida Edneia da Silva; Leandro da Silva Bezerra
|
Comunicação oral
|
O dia-a-dia do ensino de sociologia no
Ensino Médio em escolas públicas e privadas de Cuiabá/MT: relato de experiência
|
Christiany Regina Fonseca
|
Relato de
Experiência
|
|
Projeto cultura
afro-brasileira: Etnia, História e Atitude
|
Marluce Carn. Gonçalves; Maricélia Medeiros
Silva; Marco Antonio Pagel
|
Relato de
Experiência
|
|
Prática e reflexão: relações raciais na
Educação Infantil
|
Rosana Fátima de Arruda; Candida Soares
Costa
|
Relato de
Experiência
|
|
A teoria da aprendizagem significativa como
referência no desenvolvimento de práticas diferenciadas de ensino
|
Marcelo Franco Leão
Marfa; Magali Hoehrs; Lilia Márcia de S. Figueiredo
|
Comunicação oral
|
GT
3 – FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
COORD.
Profa. Dra. Maria Cristina Theobaldo
LOCAL: Sala 09 ICHS
Data
|
Título do trabalho
|
Autores
|
Tipo de trabalho
|
22/05/2012
Terça-feira
14:00-17:00h
|
A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
DA PRÁTICA DOCENTE: UM CONVITE À REFLEXÃO E AO DEBATE COLETIVOS
|
- Rodrigo Davi Almeida
|
Relato de
Experiência
|
O QUE É CONSCIÊNCIA NEGRA MESMO?
|
- Ana Paula Lima Botelho da Costa
|
Comunicação
oral
|
|
DOCÊNCIA EM ARTE:
DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
|
- Gustavo Cunha Araújo
- Ana Arlinda Oliveira
|
Comunicação
oral
|
|
23/05/2012
Quarta-feira
14:00-17:00h
|
QUANDO A REPETIÇÃO NÃO É A GENERALIDADE
|
- Lilian Rose Aguiar Nascimento Garcia de Santana
|
Comunicação
oral
|
REFLEXÕES ACERCA DO OFÍCIO DO HISTORIADOR E A
PROBLEMATIZAÇÃO DO PASSADO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO ESTUDANTE E
PESQUISADOR DE HISTÓRIA.
|
Beatriz dos Santos de Oliveira
Feitosa
|
Comunicação
oral
|
|
FORMAÇÃO
INICIAL DE PROFESSORES DE HISTÓRIA:
análise
da prática formativa do curso de História da UFMT, Campus Cuiabá.
|
- Robson Felipe Viegas da Silva
|
Relato de
Experiência
|
|
24/05/2012
Quinta-feira
14:00-17:00h
|
O desenvolvimento das
noções de infância: uma leitura histórica-crítica das percepções do papel
social da criança.
|
- João Batista Bueno
|
Comunicação
oral
|
PEDAGOGIA DOS COSTUMES: O DISCURSO MÉDICO NO
CONTROLE DAS CONDUTAS
|
- Ozéas de Oliveira
- Raquel Gonçalves Salgado
|
Comunicação
oral
|
|
A educação do guardião para o bem da pólis na república de Platão
|
-Karine Krewer
|
Comunicação
oral
|
|
A auto/otobiografia e a pesquisa histórica
|
- Priscila de Oliveira Xavier Scuder
- Silas Borges Monteiro
|
GT
4 – AVALIAÇÃO
COORD.
Profa. Ms. Meire Rose dos Anjos Oliveira
LOCAL: Sala 10
ICHS
Data
|
Título do trabalho
|
Autores
|
Tipo de trabalho
|
22/05/2012
Terça-feira
14:00-17:00h
|
Avaliação do Projeto Leitura Filosófica
|
Paulinha Lidiane lima Santana
Inácio Rodrigues Dos Anjos
Camila Marques Delgado
Derly Jean Aniceto
Maria Cristina Theobaldo
|
Comunicação Oral
|
GT 5 – CURRÍCULO
COORD.
Profa. Dra. Ana Maria Marques
LOCAL: Sala 11 ICHS
Data
|
Título do trabalho
|
Autores
|
Tipo de trabalho
|
22/05/2012
Terça-feira
14:00-17:00h
|
1. A RESSIGNIFICAÇÃO CURRICULAR
DA POLÍTICA DE CICLOS NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
|
Silva Rosa de Oliveira
|
Comunicação Oral
|
2. REFLEXÕES ACERCA DA EVOLUÇÃO CURRICULAR EM
PROL DAS RELAÇÕES RACIAIS
|
José Batista Franco Junior
Fernanda Aparecida Antunes de Arruda
Elaine Cristina Todt
|
Comunicação Oral
|
|
3. OS CENTROS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM
MATO GROSSO
|
Lucimberg Camargo Dias
|
Comunicação Oral
|
|
4. A
PRÁTICA CURRICULAR DOS PROFESSORES E A RECONTEXTUALIZAÇÃO DO CURRÍCULO DE
CIÊNCIAS NATURAIS NO 2º CICLO
|
Edson Gonçalves Silva
|
Comunicação Oral
|
|
5. A
QUESTÃO DE GÊNERO NO CURRICULO DA ESCOLA BÁSICA
|
Milena Corrêa Ferrari
|
Comunicação Oral
|
|
24/05/2012
Quinta-feira
14:00-17:00h
|
|||
1. Ensino de Filosofia e Desenvolvimento do
Currículo do Ensino Superior
|
Aristides Costa Neto
|
Comunicação Oral
|
|
2. O
CURRÍCULO DE ALFABETIZAÇÃO COMO PRODUTO: O QUE ESTÁ EM JOGO?
|
Rayane Souza da Silva
|
Comunicação Oral
|
|
3. UMA
HISTÓRIA DE HOMENS E NÃO DE PASSADO: A NECESSIDADE DE UMA REFORMA NO CONCEITO
HISTÓRIA CIÊNCIA
|
Amauri Junior da Silva Santos
|
Comunicação Oral
|
|
4. PREOCUPAÇÕES
NAS ESCOLAS PÚBLICAS
|
Mariselma
Lopes Fonseca Amorim
|
Relato de Experiência
|
|
5. ENSINO DE FILOSOFIA E
CURRICULO
|
Tamires Siqueira
de Oliveira
|
Comuniação oral
|
GT
6 – PIBID
COORD.
Profa. Ms. Edilene Cruz Silva
LOCAL: Sala 13
ICHS
Data
|
Título do trabalho
|
Autores
|
Tipo de trabalho
|
22/05/2012
Terça-feira
14:00-17:00h
|
APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO:
INTERESSES E DESAFIOS
|
Souza, Emanuelle Maria Menezes de; Abdalla, Ester Goulart Borges; Bovo, Cláudia Regina
|
Comunicação oral
|
A
IMPORTÂNCIA DO PIBID NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
|
Aniceto, Derly Jean
|
Relato de
experiência
|
|
PROJETOS
DIDÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR - PESQUISADOR
|
Delgado,
Camila Marques
|
Relato de
experiência
|
|
Escola e
Democracia
|
Souza, Henrique
Teixeira,
Alana Cristina
|
Comunicação oral
|
|
24/05/2012
Quinta-feira
14:00-17:00h
|
Visita ao museu de arte e cultura
popular – ufmt: ampliando os recursos de ensino
|
Leite,
Letícia Rosa de Almeida;
Ferrari, Milena Corrêa; Miranda,
Isac Justino;
Silva, Aparecida Edneia da
|
Relato de experiência
|
SER EM POTÊNCIA E SER EM ATO
|
SILVA,
Daniela Fernandes
SANTIAGO,
Juliana Carneiro
THEOBALDO,
Maria Cristina
|
Comunicação oral
|
|
RESULTADO
PRELIMINAR DE COMO O TEMA ALIMENTAÇÃO É ABORDADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE
CUIABÁ: PIBID – BIOLOGIA
|
Rodrigues,
Victor
Vignado, Jane
|
Comunicação oral
|
|
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EM HISTÓRIA
|
Varella, Nayara Bianca Serra
Vianna, Andreison Vieira Bovo, Cláudia Regina
|
Comunicação oral
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário