Programação de GTs


Programação do I Seminário das Licencituars do ICHS
GT 1 – ESTÁGIOS/EXTENSÃO NAS LICENCIATURAS
COORD. Prof. Rodrigo Marcos de Jesus

LOCAL: Sala 01  ICHS

Data
Título do trabalho
Autores
Tipo de trabalho

22/05/2012
Terça-feira

14:00-17:00h
O que fazer do professor de História: dilemas entre teoria, metodologia, didática e a prática
Clauderize Karla de OliveiraMagalhães
Comunicação Oral
A licenciatura no curso de Geografia na UNEMAT: conflitos e desafios
Marco Antonio Pagel
Ronaldo José Neves
Comunicação Oral
Ensino de História: o uso de imagems  na web 2.0
Ana Paula de Oliveira Lopes
Aldina Cássia Silva Fernandes
Relato de Experiência

Por que se faz ciência?
Marfa Magali Roehrs
Gisele Cristina Balbo
Marcelo Franco Leão
Relato de Experiência





23/05/2012
Quarta-feira

14:00-17:00h
A ludicidade no Ensino da Geografia no 6ºano do Ensino Fundamental
Cristiane Aparecida Pereira Batista
Relato de Experiência
Reflexão sobre a experiência de Estágio Supervisionado no curso de licenciatura em História-UFMT/CUR
Leidiane Gomes de Souza
Relato de Experiência






24/05/2012
Quinta-feira

14:00-17:00h
A escola e a importância da pesquisa na construção do conhecimento: grupo de pesquisa da Escola Estadual Ana Néri
Denise Peralta Lemes
Viviane Cristina Ferreira
Relato de Experiência
Preocupações nas escolas públicas

Mariselma Lopes Fonseca Amorim
Relato de experiência
Mudança de paradigma do papel do coordenador pedagógico
Marilene  Conceição  Surubim Leite
Relato de Experiência

COORD. Profa. Cláudia BovoGT 2 – METODOLOGIA DE ENSINO
LOCAL: Sala 04 ICHS
Data
Título do trabalho
Autores
Tipo de trabalho




22/05/2012
Terça-feira

14:00-17:00h
Processo maiêutico como metodologia filosófica no ensino médio.
Leonardo Santos Sousa
Comunicação oral
Aprendendo a ser professor: elaboração de aulas com uso de mapas conceituais
Aparecida Edneia da Silva; Ananda Cristina O.Miranda; Letícia Rosa de Almeida Leite
Comunicação oral
Aulas de língua portuguesa e literaturas no Ensino Técnico : escolhas metodológicas
Raimone Fagundes
Relato de Experiência
Michel  De Certeau e Paulo Freire: possibilidades para o ensino de História na EJA
Aparecido Borges da Silva
Comunicação oral
Novas fontes nas aulas de História, desafios e proposições: o caso da música
Nathália da Costa Amedi
Comunicação oral
Cinema, História e Narrativa: um estudo da Guerra do Brasil (BRASIL, 1987, SYLVIO BACK)
Marcela Irian Angélica Machado Marinho





23/05/2012
Quarta-feira


14:00-17:00h
Aprendizagem docente e produção de materiais didáticos
Jenifer da Silva Gavilan; Ananda Cristina O. Miranda; Aparecida Edneia da Silva; Leandro da Silva Bezerra
Comunicação oral
O dia-a-dia do ensino de sociologia no Ensino Médio em escolas públicas e privadas de Cuiabá/MT: relato de experiência
Christiany Regina Fonseca
Relato de Experiência
Projeto cultura afro-brasileira: Etnia, História e Atitude
Marluce Carn. Gonçalves; Maricélia Medeiros Silva; Marco Antonio Pagel
Relato de Experiência

Prática e reflexão: relações raciais na Educação Infantil

Rosana Fátima de Arruda; Candida Soares Costa
Relato de Experiência
A teoria da aprendizagem significativa como referência no desenvolvimento de práticas diferenciadas de ensino 
Marcelo Franco Leão
Marfa; Magali Hoehrs; Lilia Márcia de S. Figueiredo
Comunicação oral

GT 3 – FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
COORD. Profa. Dra.  Maria Cristina Theobaldo
LOCAL: Sala 09 ICHS
Data
Título do trabalho
Autores
Tipo de trabalho


22/05/2012
Terça-feira


14:00-17:00h
A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PRÁTICA DOCENTE: UM CONVITE À REFLEXÃO E AO DEBATE COLETIVOS
- Rodrigo Davi Almeida
Relato de Experiência
O QUE É CONSCIÊNCIA NEGRA MESMO?
- Ana Paula Lima Botelho da Costa
Comunicação
oral
DOCÊNCIA EM ARTE:
DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- Gustavo Cunha Araújo
- Ana Arlinda Oliveira
Comunicação
oral









23/05/2012
Quarta-feira


14:00-17:00h
QUANDO A REPETIÇÃO NÃO É A GENERALIDADE
- Lilian Rose Aguiar Nascimento Garcia de Santana
Comunicação
oral
REFLEXÕES ACERCA DO OFÍCIO DO HISTORIADOR E A PROBLEMATIZAÇÃO DO PASSADO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO ESTUDANTE E PESQUISADOR DE HISTÓRIA.
 Beatriz dos Santos de Oliveira Feitosa
Comunicação
oral

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE HISTÓRIA:

análise da prática formativa do curso de História da UFMT, Campus Cuiabá.

- Robson Felipe Viegas da Silva
Relato de Experiência





24/05/2012
Quinta-feira

14:00-17:00h
O desenvolvimento das noções de infância: uma leitura histórica-crítica das percepções do papel social da criança.
- João Batista Bueno
Comunicação
oral
PEDAGOGIA DOS COSTUMES: O DISCURSO MÉDICO NO CONTROLE DAS CONDUTAS
- Ozéas de Oliveira
- Raquel Gonçalves Salgado
Comunicação
oral
A educação do guardião para o bem da pólis  na  república de Platão
-Karine Krewer
Comunicação
oral
A auto/otobiografia e a pesquisa histórica
- Priscila de Oliveira Xavier Scuder
- Silas Borges Monteiro

GT 4 – AVALIAÇÃO
COORD. Profa. Ms. Meire Rose dos Anjos Oliveira
LOCAL: Sala 10 ICHS
Data
Título do trabalho
Autores
Tipo de trabalho

22/05/2012
Terça-feira

14:00-17:00h

Avaliação do Projeto Leitura Filosófica
Paulinha Lidiane lima Santana
Inácio Rodrigues Dos Anjos
Camila Marques Delgado
Derly Jean Aniceto
Maria Cristina Theobaldo
Comunicação Oral
GT 5 – CURRÍCULO
COORD. Profa. Dra.  Ana Maria Marques
LOCAL: Sala 11 ICHS
Data
Título do trabalho
Autores
Tipo de trabalho



22/05/2012
Terça-feira

14:00-17:00h
1. A RESSIGNIFICAÇÃO CURRICULAR DA POLÍTICA DE CICLOS NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Silva Rosa de Oliveira

Comunicação Oral

2. REFLEXÕES ACERCA DA EVOLUÇÃO CURRICULAR EM PROL DAS RELAÇÕES RACIAIS
José Batista Franco Junior
Fernanda Aparecida Antunes de Arruda
Elaine Cristina Todt
Comunicação Oral
3. OS CENTROS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATO GROSSO
Lucimberg Camargo Dias

Comunicação Oral
4. A PRÁTICA CURRICULAR DOS PROFESSORES E A RECONTEXTUALIZAÇÃO DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO 2º CICLO
Edson Gonçalves Silva

Comunicação Oral
5. A QUESTÃO DE GÊNERO NO CURRICULO DA ESCOLA BÁSICA
Milena Corrêa Ferrari
Comunicação Oral



24/05/2012
Quinta-feira
14:00-17:00h


1. Ensino de Filosofia e Desenvolvimento do Currículo do Ensino Superior
Aristides Costa Neto
Comunicação Oral
2. O CURRÍCULO DE ALFABETIZAÇÃO COMO PRODUTO: O QUE ESTÁ EM JOGO?
Rayane Souza da Silva
Comunicação Oral
3. UMA HISTÓRIA DE HOMENS E NÃO DE PASSADO: A NECESSIDADE DE UMA REFORMA NO CONCEITO HISTÓRIA CIÊNCIA
Amauri Junior da Silva Santos

Comunicação Oral
4. PREOCUPAÇÕES NAS ESCOLAS PÚBLICAS
Mariselma Lopes Fonseca Amorim
Relato de Experiência

5. ENSINO DE FILOSOFIA E CURRICULO
Tamires Siqueira de Oliveira
Comuniação oral

GT 6 – PIBID
COORD. Profa. Ms. Edilene Cruz Silva
LOCAL: Sala 13 ICHS
Data
Título do trabalho
Autores
Tipo de trabalho



22/05/2012
Terça-feira

14:00-17:00h



APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO: INTERESSES E DESAFIOS
Souza, Emanuelle Maria Menezes de;  Abdalla, Ester Goulart Borges; Bovo,  Cláudia Regina
Comunicação oral
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Aniceto, Derly Jean
Relato de experiência
PROJETOS DIDÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR - PESQUISADOR
Delgado, Camila Marques

Relato de experiência
Escola e Democracia
Souza, Henrique
Teixeira, Alana Cristina
Comunicação oral







24/05/2012
Quinta-feira

14:00-17:00h

Visita ao museu de arte e cultura popular – ufmt: ampliando os recursos de ensino
Leite, Letícia Rosa de Almeida;
 Ferrari, Milena Corrêa; Miranda,
 Isac Justino;
 Silva, Aparecida Edneia da
Relato de experiência
SER EM POTÊNCIA E SER EM ATO
SILVA, Daniela Fernandes
SANTIAGO, Juliana Carneiro
THEOBALDO, Maria Cristina
Comunicação oral
RESULTADO PRELIMINAR DE COMO O TEMA ALIMENTAÇÃO É ABORDADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CUIABÁ: PIBID – BIOLOGIA
Rodrigues, Victor
Vignado, Jane
Comunicação oral
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EM HISTÓRIA

Varella, Nayara Bianca Serra
Vianna, Andreison Vieira Bovo, Cláudia Regina 
Comunicação oral

Nenhum comentário:

Postar um comentário